A equipa é constituída por psicólogos/as que prestam apoio a toda a comunidade de Ciências (i.e., estudantes, docentes e funcionários não docentes).
O GAPsi pode ajudar nas três seguintes áreas:
Consultas de Psicologia Clínica
Consultas de Psicologia da Educação e Aconselhamento Vocacional
Estatuto de Necessidades Educativas Especiais
1. Consultas de Psicologia Clínica
A intervenção clínica é a área central de atuação do Gabinete, procurando dar resposta a um leque variado de solicitações.
Pode ajudar em situações de ansiedade (associada a avaliações ou a outros contextos), fobias e ataques de pânico, depressão, baixa autoestima, desmotivação académica, dificuldades relacionais, questões emocionais, perturbações do sono, questões na área da sexualidade, isolamento social, entre outras questões.
2. Consultas de Psicologia da Educação e Aconselhamento Vocacional
Esta área dá apoio na otimização do aproveitamento e sucesso académico, bem como suporte no desenvolvimento de projeto de vida/carreira.
Pode ajudar face a problemas de aprendizagem (e.g., insucesso escolar, métodos de estudo, procrastinação, motivação), de adaptação interpessoal (e.g., bullying, assédio), de promoção de saúde e bem-estar (e.g., bons hábitos de sono, de exercício físico) e de orientação vocacional (e.g., desenvolvimento de um projeto de vida; tomada de decisão; inserção profissional; dar a conhecer alternativas).
3. Estatuto de Necessidades Educativas Especiais
O Estatuto de Necessidades Educativas Especiais (NEE) aplica-se a estudantes de qualquer dos ciclos de estudos. Engloba estudantes “com deficiências ou incapacidades consideradas em termos médicos como perturbações orgânicas, atribuíveis a patologias orgânicas, por exemplo, associadas a deficiências sensoriais, motoras ou neurológicas”, bem como com “perturbações comportamentais ou emocionais ou com dificuldades de aprendizagem específica” (Regulamento do Estudante com Necessidades Educativas Especiais da Universidade de Lisboa).
Compete ao GAPsi fazer o encaminhamento das situações enquadráveis neste Estatuto. Para requerer o mesmo, deve solicitar a marcação de uma consulta de avaliação. Após a consulta e uma vez validado o Estatuto, podem ser aplicadas medidas de adaptação às necessidades específicas de cada estudante.
Para informação mais detalhada sobre o apoio prestado em Ciências, consulte a área “Estudantes com Necessidades Educativas Especiais”.