Conceção de Produto
Ano Letivo: 2015/16
Departamento: Informática
Carga horária: T: 2:00 h; TP: 1:30 h; OT: 2:00 h;
Área Científica: Informática;
Objetivos da Unidade Curricular
Esta disciplina aborda a análise e design de sistemas de informação a partir de uma perspectiva que se posiciona na área da Interacção Humano-Computador: Uma disciplina preocupada com o design, avaliação e implementação de sistemas computacionais interactivos para uso humano e envolvendo o estudo dos fenómenos que os rodeiam. O objetivo fundamental é desenvolver a capacidade do aluno de análise e desenho de um sistema interactivo, através de aproximação compreensiva e moderna, indo além da tradicional análise funcional. A aproximação de "desenho contextual" é adoptada, focando a recolha de requisitos e análise qualitativa dos dados, a descrição de sistemas sócio-técnicos a partir de mapas, e a inovação fundamentada nos dados recolhidos e suportada por avaliações recorrendo a protótipos de baixa fidelidade.
Pré-requisitos
- Interação com Computadores (26708)
Conteúdos
Conhecer os intervenientes e o trabalho: técnicas recolha de dados qualitativos, estudo de condicionantes técnicas e humanas, princípios do desenho contextual
Fatores de sucesso para o design de produto: qualidade de produtos, qualidade de processo, modelos de representação do trabalho, consolidação de dados
Inovação: criatividade, prototipagem de baixa fidelidade, avaliação com utilizadores
Descrição detalhada dos conteúdos programáticos
Componente Teórica
A discussão teórica da disciplina aborda com particular ênfase três objectivos fundamentais da análise e concepção sistemas de informação:
1. Uma compreensão profunda sobre a complexidade e diversidade de factores (organizacionais, de mercado, físicos), variáveis (espaço do problema) e condicionantes (técnicas e humanas) que envolvem os sistemas de informação; resultando num conjunto de técnicas para representação e análise qualitativa de dados.
2. Uma compreensão sobre os factores que originam o sucesso do design de produto, como a utilidade, qualidade do design e qualidade dos processos; resultando num conjunto de actividades preliminares ao desenvolvimento, na aquisição e transformação de requisitos, consolidação de dados e procura de soluções inovadoras.
3. Uma procura de métodos expeditos e económicos para a aquisição de requisitos e design dos sistemas de informação; dando-se por isso ênfase à construção de protótipos de baixa fidelidade.
Componente Teórica-Prática
1. Realização de vários trabalhos práticos no âmbito do design contextual
2. Exercícios de análise de processos e ambientes de trabalho
3. Técnicas de inovação
Bibliografia
Recomendada
Beyer, H, Holtzblatt, K. 2003. Contextual Design. Morgan Kaufmann, Amsterdam, Holland, 2nd ed..
Davilla, Epstein, Shelton Making Innovation Work. Wharton School Publishing
Moggridge, B. 2007 Designing Interactions. MIT Press ISBN: 0-262-13474-8
Outros elementos de estudo
Documentação fornecida pelo docente
Métodos de Ensino
aulas teóricas de exposição de matéria
aulas teórico-práticas de apoio ao projecto e exercícios da matéria exposta nas aulas teóricas
Métodos de Avaliação
Trabalho prático
Exame ou avaliação contínua por testes
Participação e presença nas aulas
Língua de ensino
Portugues