Física

Bem-vindos ao Departamento de Física

O Departamento de Física (DF) da Faculdade de Ciências da ULisboa tem dois grandes objetivos: o desenvolvimento da ciência através da promoção de atividades de investigação a nível internacional em várias áreas da Física, Engenharia Física e Engenharia Biomédica e Biofísica e a educação de estudantes do primeiro, segundo e terceiro ciclos do ensino superior, muitos dos quais contribuem diretamente para as atividades de investigação do Departamento. 

O primeiro objetivo é alcançado pela promoção de projetos de investigação nas áreas onde o Departamento sempre se afirmou (Física Atómica, Física Nuclear, Física de Partículas e Física do Estado Sólido) e noutras mais recentes (Astronomia e Astrofísica, Física da Matéria Mole e Biofísica). Esta abordagem permite-nos, não só liderar projetos em áreas já estabelecidas como também abraçar novos desafios. Os novos projetos nas fronteiras da Física são necessariamente mais arriscados mas a nossa experiência permite-nos encará-los com enorme confiança.   

O segundo objetivo centra-se na formação da próxima geração de cientistas. Uma fração crescente dos estudantes do primeiro ciclo em Física tendem a prosseguir carreiras noutras áreas onde a sua formação analítica e pensamento abstrato é uma mais valia. Os estudantes do segundo e do terceiro ciclos têm geralmente uma grande curiosidade pela Física e pela Astronomia e Astrofísica, assim como pelas áreas da Engenharia associadas ao Departamento (Física e Biomédica e Biofísica). Estes estudantes graduados recebem um treino de excelente nível, e deixam o Departamento como Mestres ou Doutores, mas sobretudo como verdadeiros cientistas preparados para iniciar o seu próprio percurso profissional tanto na Academia como fora dela.

O futuro do Departamento está assegurado pelo talento e pela motivação dos novos estudantes, que chegam todos os anos. Bem vindos!

Margarida Telo da Gama
Presidente