Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia

Bem-vindos ao Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia

O Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia (DEGGE) é o departamento da FCUL que reúne as competências científicas e pedagógicas nas áreas de Energias Renováveis/Eficiência Energética, Geofísica e Informação GeoEspacial, consolidada num conjunto de ofertas de formação de carater profissionalizante com perfis associados à área da Engenharia, que visam a formação de engenheiros de conceção com capacidade para resolver problemas complexos envolvendo problemas ambientais e de gestão de recursos naturais de importância fundamental para o século XXI.

Os assuntos relacionados com a escassez de recursos energéticos e os impactos das alterações climáticas estão na agenda mundial, canalizando financiamento e mobilizando recursos materiais e humanos na busca de soluções práticas para a sua resolução. No DEGGE (Mestrado Integrado em Energia e Ambiente) poderás adquirir as capacidades para intervir neste processo desenvolvendo projetos na área da produção de energia com recurso a fontes renováveis com especial relevo na energia fotovoltaica e eólica e na área da utilização eficiente da energia, nomeadamente em edifícios, numa perspetiva de sustentabilidade energética. O perfil de formação de engenharia é alicerçado num conjunto de laboratórios de eletrónica e mecânica onde os alunos e docentes podem desenvolver projetos experimentais em diversas áreas, nomeadamente, energia fotovoltaica e eficiência energética de edifícios.

As alterações climáticas, em diferentes escalas espaciais e temporais são objeto de estudo no DEGGE (Ciências Geofísicas) onde são abordados os aspetos relacionados com o conhecimento das alterações climáticas, o desenvolvimento de modelos numéricos de previsão de tempo, modelos de circulação oceânica e interligação atmosfera-oceano. A Física da Terra e o conhecimento da estrutura interna da Terra são objetos de estudo e investigação na área de Geofísica Interna. Nesta área são também abordados os domínios dos recursos naturais, os riscos naturais (sísmico e vulcânico) e o reconhecimento e exploração do planeta.

A componente espaço, satélites de observação da terra, surge no DEGGE como o meio de aquisição massiva de dados sobre a Terra, seja para monitorização de catástrofes naturais, alterações climáticas, previsão meteorológica ou localização de bens e serviços. No DEGGE poderás aprender a lidar com dados espaciais nas suas diferentes dimensões de representação e visualização no âmbito da Eng.ª Geoespacial.

Por fim gostaria de reforçar a estreita ligação com o Instituto D. Luiz - IDL (Laboratório Associado da FCT), onde se desenvolve a atividade cientifica da quase totalidade dos docentes do DEGGE.

João Catalão Fernandes
Presidente